Estamos aqui para criar mudança!
Paulo Teixeira
Áreas de interesse/trabalho: Avaliação e Monitorização, Planeamento estratégico e Operacional, Inovação Social, Comunicação, Fotografia
Paulo Teixeira, nascido em Lisboa onde ainda hoje reside, é um sociólogo com mais de 20 anos de experiência de trabalho na área da intervenção social em Portugal e a nível internacional.
É um empreendedor social que criou a Logframe – Consultoria e Formação, Lda. com o objetivo de poder desenvolver as suas ideias e criar dinâmicas diferentes na área social, assumindo a missão de, com os seus clientes e parceiros, criar e incrementar o impacto social de programas, projetos e organizações.
As suas preocupações sociais revelaram-se desde tenra idade, muito antes de sonhar que esta seria a sua profissão, tendo estado envolvido em diversas organizações e projetos que tinham por objetivo minorar ou resolver problemas sociais.
É um consultor, avaliador e educador/formador experiente, trabalhando com regularidade nesta função para organizações nacionais e internacionais de prestigio como, por exemplo, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Comissão Europeia, Alto Comissariado para as Migrações, Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN – Portugal), Universidade Católica Portuguesa, APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Comité Português para a UNICEF e muitas outras.
Para além da sua paixão pelo trabalho em prol da mudança e impacto social, foi jogador e treinador de basquetebol e tem uma paixão pela fotografia que começou na sua juventude impulsionada pela mãe, grande adepta da arte fotográfica. Desde cedo as máquinas fotográficas andaram nas suas mãos enquanto se dedicava a fotografar tudo e todos e a desenvolver os seus “projetos fotográficos”.
A sua curiosidade natural e vontade de aprender fizeram com que investisse na sua auto-formação na área da fotografia. Mais tarde complementou a sua formação com ações de formação de curta duração e workshops especializados. A vontade de juntar a sua experiência profissional e sensibilidade para os temas sociais com a sua paixão pela fotografia foram a génese do projeto Humane Focus, um projeto de fotografia humanitária que lançou em 2017.
Neste momento abraçou o desafio do doutoramento em Ciências da Comunicação e lançou a BUZZ – Agência de Comunicação para a Economia Social.
Ana Oliveira
Áreas de trabalho: Planeamento estratégico e operacional, Gestão de Programas e Projetos, Gestão e orientação de equipas, Supervisão Profissional, Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Ana Oliveira é doutorada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa, a sua trajetória profissional é multifacetada na área de intervenção social e comunitária com crianças/jovens e famílias e em contextos multiculturais, tendo sido promotora e coordenadora de projetos com estes públicos, assumindo a coordenação de equipas e a coordenação técnica em organizações do terceiro sector.
A vontade de deixar uma marca no mundo e ser parte da solução foi sempre aquilo que mais lhe inspirou na vida e fez com que muito cedo as suas escolhas fossem de compromisso com a mudança social. Possui um espírito inquieto, insatisfeito, que procura a justiça social e a dignidade humana. Adora viajar e conhecer novas culturas e pessoas e se pudesse não fazia outra coisa, registando momentos, conversas e pessoas. A música sempre fez parte da sua vida e através dela encontra pontos de contacto com o mundo.
Acredita que pode fazer a diferença no mundo através da educação, formando cidadãos competentes e capazes de transformar o mundo, e é por isso que atualmente assume a coordenação pedagógica e docência nos diferentes graus de formação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Coordena a Pós Graduação de Avaliação em Programas e Projetos Sociais, de Práticas Artísticas e Inclusão Social e Gestão de Projetos em Cooperação para o Desenvolvimento.
A consultadoria e a formação surgem na sua vida como uma forma de ajudar a descobrir e potenciar capacidades individuais, grupais e comunitárias, sabendo que isso pode transformar o mundo. Com experiência em gestão, planeamento e avaliação de projectos, realiza supervisão profissional em diferentes contextos de intervenção e exerce consultadoria e formação nas áreas do planeamento, gestão e avaliação de programas e projetos, planeamento estratégico territorial, liderança e gestão de equipas.
Pedro Antunes
Áreas de interesse e trabalho: Planeamento estratégico e operacional, avaliação, gestão da qualidade, produção de vídeo e música.
A curiosidade é muitas vezes a sua principal motivação para fazer, experimentar e procurar desenvolver novo ou refazer o velho de novas formas. Equilibra o gosto pela experimentação com a apetência para as dimensões analítica e esforço de objetivação.
Apaixonado pela música, seja ouvindo a dos outros, seja criando a sua ou colocando as suas guitarras ao serviço da colaboração com outros criadores. Outras práticas artísticas regulares são a realização de vídeo e fotografia.
É licenciado em sociologia pelo ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) e não evita um debate de ideias animado, onde possam ser trocados, enriquecidos e consolidados pontos de vista sobre o mundo, política ou história.
Profissionalmente, o que mais aprecia é a possibilidade de conhecer novas realidades, sejam organizacionais ou até mesmo individuais, procurando compreender as diferenças que tornam únicos os processos e impacto do trabalho de cada organização, equipa ou pessoa. Neste aspeto, é importante ser consultor e formador na equipa da Logframe, tendo a possibilidade de desenvolver trabalho e competências junto de um conjunto muito diversificado de organizações e equipas na criação de produtos e prossecução de objetivos, também eles, diferenciados.
Filipa Barreiros
Áreas de interesse/trabalho: intervenção comunitária / gerontologia / avaliação
Optimista, inconformada, crente nos valores humanos e na capacidade de que, em relação, é possível construir a mudança.
Voluntária numa associação juvenil e em universidades sénior, desde cedo se envolveu em atividades na comunidade. A natação continua a fazer parte da sua vida e, sempre que possível, não perde a oportunidade de caminhar.
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, dedicou parte do seu percurso profissional à intervenção comunitária, na área da infância e juventude e com séniores, em organizações do terceiro setor. O seu interesse e motivação pelo “Envelhecimento”, fez com que continuasse a investir na sua formação académica, tendo em 2014 concluído o Mestrado em Saúde e Envelhecimento, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Desde 2012 tem colaborado em projetos de investigação, nomeadamente sobre a prevalência das perturbações neuropsiquiátricas do idoso e o acesso a cuidados formais na demência.
Pertencer à equipa Logframe é aceitar o desafio de poder contribuir para a mudança social.
Mestre em Intervenção Comunitária e Proteção de Menores pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia…
Ana Isabel Carlos
Áreas de interesse/trabalho: Avaliação, Planeamento, Monitorização, Desenvolvimento Pessoal e Social, Educação, Inteligência Emocional, Intervenção Comunitária, Diretos Humanos, Trabalho por projeto.
Ana Isabel Carlos, é uma psicóloga com mais de 10 anos de experiência que tem desenvolvido muito da sua trajetória profissional na área social e comunitária, área pela qual sente especial gosto. Mestre em Intervenção Comunitária e Proteção de Menores pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, possui vasta experiência de trabalho com jovens, famílias e com a comunidade, em particular em contextos sociais desfavorecidos, numa perspetiva de intervenção sistémica. Integrou o Núcleo da Juventude e o Núcleo da Intervenção Comunitária do Centro Social Paroquial do Campo Grande, onde desempenhou funções de psicologia e de coordenação. Colaborou como avaliadora externa de projetos sociais no Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica de Lisboa. Desempenhou, ainda, funções de gestão de projeto no Instituto Padre António Vieira. Integra a equipa do Centro de Apoio Integrado da Associação Mutualista Mussoc, onde realiza acompanhamento psicológico e educativo a crianças e jovens e orientação vocacional e profissional. Move-se pelo sentido de serviço, pela vontade de fazer a diferença a nível social. A sua grande inspiração são as pessoas, acreditando na força transformadora do Ser Humano, nesse sentido, considera fundamental apostar na construção de respostas que contribuam para o desenvolvimento integrado e integral de cada pessoa, grupo ou comunidade.
Gosta de desafios que contribuam para o seu processo de crescimento pessoal e profissional. Viajar é uma das suas grandes paixões pela possibilidade de criar pontes com diferentes culturas. Interessa-se pela procura de soluções criativas e pela construção de materiais pedagógicos. Gosta de diferentes expressões artísticas, em particular da fotografia, uma paixão que tem vindo a desenvolver de forma auto-didata.
.
Patrícia Peralta
Áreas de interesse/trabalho: Avaliação, Planeamento, Monitorização, Gestão Financeira e de Projetos, Educação.
Com uma Pós-Graduação e Licenciatura em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa, o seu percurso na área social tem mais de 10 anos e esteve desde sempre ligado à intervenção com famílias, crianças e jovens. Integrou o Programa Progride, o que lhe possibilitou o contato com uma intervenção multidimensional através de um projeto com práticas inovadoras. Posteriormente, coordenou projetos em contextos educativos numa instituição do terceiro sector.
Tem experiência de gestão financeira e em sistemas de informação e atualmente faz parte dos órgãos sociais de uma IPSS.
Acredita na mudança social e sabe que esta só se alcança com pequenas conquistas, feitas de avanços e recuos. O escutismo foi escola de vida na sua formação pessoal e o voluntariado na comunidade sempre esteve presente na sua vida. A Família, a Fotografia e a Natureza são refúgios e fontes de equilíbrio na sua vida.