Loading...
o que fazemos 2018-11-29T20:28:27+00:00

o que fazemos

Os nossos serviços

Planeamento

ver mais

Planeamento

A Logframe tem na sua matriz (e até na sua designação) o planeamento como área prioritária da sua intervenção. Considerando o planeamento um processo fundamental, quer estejamos a falar de planeamento estratégico organizacional ou territorial, ou planeamento operacional ao nível de programas ou projetos, a Logframe tem conhecimento específico, vasta experiência e ferramentas apropriadas para responder a qualquer solicitação nestes domínios.

Processos de planeamento estratégico no âmbito das Redes Sociais (Diagnósticos Sociais e Planos de Desenvolvimento Social), de planeamento estratégico organizacional (vários planos estratégicos desenhados para organizações da Economia Social) e planeamento de inúmeros projetos de intervenção nas mais diversas áreas, são exemplos práticos de processos onde as competências e conhecimento específico da Logframe já  foram mais-valias importantes.

Acresce a tudo isto uma experiência única no desenho e apoio a Programas de diversos financiadores, quer no desenho destes ou na consultoria técnica para o apoio à sua gestão, sendo exemplo o Programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian, o Programa “Cidades Amigas das Crianças da UNICEF ou os Planos Municipais para a Integração de Migrantes para o Alto Comissariado para as Migrações.

Avaliação e Monitorização

ver mais

Avaliação e Monitorização

Esta é uma área de grande especialização da Logframe, que conta na sua equipa com profissionais reconhecidos internacionalmente e altamente especializados neste domínio. A Logframe tem uma vasta experiência no desenho e implementação de modelos de avaliação para organizações, serviços, programas, projetos e também de desempenho de profissionais.

Tem desenvolvido Modelos de Avaliação para Redes Sociais, para Programas (ex: EEA Grants, PARTIS e Cidades Amigas das Crianças) e ainda para projetos de intervenção e para a gestão de desempenho de profissionais de Organizações da Economia social.

A avaliação é também a área de excelência de internacionalização da Logframe, colaborando, entre outros, com  a Comissão Europeia, CEB – Council of Europe Development Bank, Conselho Europeu, Sanitation and Water for All e financiadores e interventores vários como a Fundação Calouste Gulbenkian, Ramboll (Dinamarca), FEC, IPAV, e outros em avaliações de programas e projetos de intervenção de âmbito internacional seja na área da Cooperação e Educação para o Desenvolvimento, Ambiente, Migrações, ODS, etc.

Candidaturas e Financiamentos

ver mais

Candidaturas e Financiamentos

Os projetos de intervenção social marcam a vida das organizações. Para conceber e gerir projetos é fundamental conhecer os desafios decorrentes do todo o processo, desde a sua criação à sua implementação.

A Logframe tem uma equipa altamente especializada e com experiência comprovada em processos de desenho de programas (colaboradores que coordenaram programas nacionais) e avaliação de candidaturas (PARTIS para a Fundação Calouste Gulbenkian, por exemplo). 

É com base nesta experiência que apoiamos organizações a passarem as suas ideias a projetos desenhados de forma profissional e robusta que sejam proposta de valor ganhadoras junto das entidades financiadoras quer estas sejam Fundações, o Estado ou financiamentos no âmbito dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento do Portugal 2020.

Gestão da Qualidade

ver mais

Gestão da Qualidade

A Qualidade constitui um desafio cada vez mais relevante no crescimento e sustentabilidade das organizações, tendo uma influência crescente na relação com os seus clientes, parceiros e fornecedores, na racionalização dos processos internos, na demonstração de resultados alcançados e na qualificação papel da gestão nessas organizações.

A Logframe tem vindo a acompanhar e a colaborar ativamente com um número significativo de organizações do terceiro sector na implementação de sistemas de gestão da qualidade (SGQ), tendo por base tanto as Normas ISO como os referenciais publicados pelo Instituto de Segurança Social. Contudo, o nosso foco não se limita apenas à obtenção de uma certificação. Ainda que esta seja importante, é para nós fundamental que a definição e implementação de um SGQ constitua um verdadeiro processo de qualificação organizacional e que todas as melhorias introduzidas ou procedimentos criados se sujeitem a critérios de utilidade e valorização dos nossos clientes e contribuam para o aumento do impacto social da sua intervenção.

Cooperação e Educação para o desenvolvimento

ver mais

Cooperação e Educação

Compreendendo as necessidades das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento e as características do setor em que desenvolvem a sua atividade, a Logframe criou uma unidade dedicada especificamente à Cooperação e Educação para o Desenvolvimento, com o intuito de desenvolver respostas adaptadas à exigência destas associações.
Tendo uma bolsa de consultores especializada em matérias de Cooperação e Educação para o Desenvolvimento, a Logframe disponibiliza às ONGDs um vasto conjunto de serviços:

  • Planeamento estratégico e operacional;
  • Sistemas de Gestão;
  • Diagnóstico de necessidades;
  • Planeamento de projetos;
  • Elaboração de candidaturas;
  • Avaliação de programas e projetos;
  • Formação e capacitação;
  • Desenvolvimento de Recursos Humanos;
  • Apoio ao fundraising;
  • Análise de benchmark;
  • Elaboração de estudos.

Estudos e Investigação

ver mais

Estudos e Investigação

A par da nossa atividade de consultoria e formação, a Logframe conduz ou colabora em Estudos ou Investigações em diversas áreas. A postura investigativa representa para nós, um desafio e uma responsabilidade no contexto de uma realidade social que requer uma leitura permanente, actual e profunda para uma efectiva transformação dessa mesma realidade. A investigação que realizamos permite gerar conhecimento sobre a a realidade social na qual muitos programas e projetos intervêm e por outro fundamenta a intervenção que se deseja realizar. Através de metodologias adequadas e técnicas diversificadas e inovadoras, recolhemos, compilamos e analisamos toda a informação necessária que possa contribuir para um nível micro, na intervenção concreta, mas também a um nível mais macro para o desenho de políticas sociais.

A nossa lógica de investigação centrada na intervenção permite a aplicação de um dos valores-chave da Logframe, o da utilidade.

Alguns exemplos da intervenção da Logframe nesta área são as Cartas Educativas; as Cartas Sociais Municipais; os Diagnósticos Sociais; Estudos de Mercado; Projeções Demográficas; e Estudos sobre processos de intervenção e publicos diversificados.

Comunicação

ver mais

Comunicação

A Logframe tem um vasto histórico de apoio a  organizações ou projetos no planeamento, execução e avaliação do sucesso de ações na área da comunicação. É fundamental planear a comunicação de forma a atingir os objetivos da organização e utilizar os meios e as ferramentas mais eficazes. E sobretudo, é importante conhecer e ouvir os seus públicos.

A Logframe atua desde Julho de 2018 nesta área da comunicação através de uma marca autónoma a BUZZ – Agência de Comunicação para a Economia Social.

A BUZZ oferece os seguintes serviços:

  • Criação de narrativas visuais (visual storytelling)   Produção Media (fotografia e video), Online storytelling (microsites e experiências interativas), Visualização de dados interativa
  • Planeamento e estratégia – Desenvolvimento de Marca (Branding), Planos de Comunicação, Definição estratégica, Consultoria de curto, médio e longo-prazo
  • Redes Sociais – Gestão de Redes Sociais, Gestão de conteúdos, Mapeamento de redes e audiências
  • Campanhas – Campanhas de comunicação para ONGs, Eventos, Relações Públicas para causas
  • Web e Apps – Criação de websites, Desenvolvimento de aplicações web e para dispositivos móveis
  • Capacitação – Ações de formação de curta, média ou longa duração em todas as áreas da comunicação como: Fotografia / Vídeo / Gestão de Redes Sociais , etc…

Recursos Humanos

ver mais

Recursos Humanos

A Logframe considera o capital humano o principal património de qualquer organização. Este deverá ser desenvolvido e potenciado em total alinhamento com a estratégia da organização. Processos de seleção de colaboradores e a gestão do seu desempenho são fatores essenciais para o sucesso de qualquer organização, mas também a gestão de equipas e todas as dimensões do relacionamento humano, como os processos de negociação e/ou gestão de conflitos, são fulcrais para o sucesso de qualquer estratégia de desenvolvimento organizacional.

Nesta área a Logframe tem vindo a colaborar ativamente no desenho de soluções de gestão e na formação de Recursos Humanos mais qualificados e dotados das ferramentas necessárias para triunfar no mercado atual.

Sistemas de Informação

ver mais

CRM - SALESFORCE

A gestão de informação e conhecimento é uma atividade fundamental para as organizações, seja no apoio à produção de conhecimento, no apoio à tomada de decisão ou em atividades fulcrais para a sustentabilidade destas.

A Logframe juntou à sua vocação e experiência em consultoria e formação no setor social a melhor tecnologia de Base de Dados Relacional e desenvolve aplicações e produtos à medida das necessidades das organizações nesta área, nomeadamente através da utilização de ferramentas líderes no mercado como o CRM – SALESFORCE.

A Logframe tem na sua matriz (e até na sua designação) o planeamento como área prioritária da sua intervenção. Considerando o planeamento um processo fundamental, quer estejamos a falar de planeamento estratégico organizacional ou territorial, ou planeamento operacional ao nível de programas ou projetos, a Logframe tem conhecimento específico, vasta experiência e ferramentas apropriadas para responder a qualquer solicitação nestes domínios.

Processos de planeamento estratégico no âmbito das Redes Sociais (Diagnósticos Sociais e Planos de Desenvolvimento Social), de planeamento estratégico organizacional (vários planos estratégicos desenhados para organizações da Economia Social) e planeamento de inúmeros projetos de intervenção nas mais diversas áreas, são exemplos práticos de processos onde as competências e conhecimento específico da Logframe já  foram mais-valias importantes.

Acresce a tudo isto uma experiência única no desenho e apoio a Programas de diversos financiadores, quer no desenho destes ou na consultoria técnica para o apoio à sua gestão, sendo exemplo o Programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian, o Programa “Cidades Amigas das Crianças da UNICEF ou os Planos Municipais para a Integração de Migrantes para o Alto Comissariado para as Migrações.

Esta é uma área de grande especialização da Logframe, que conta na sua equipa com profissionais reconhecidos internacionalmente e altamente especializados neste domínio. A Logframe tem uma vasta experiência no desenho e implementação de modelos de avaliação para organizações, serviços, programas, projetos e também de desempenho de profissionais.

Tem desenvolvido Modelos de Avaliação para Redes Sociais, para Programas (ex: EEA Grants, PARTIS e Cidades Amigas das Crianças) e ainda para projetos de intervenção e para a gestão de desempenho de profissionais de Organizações da Economia social.

A avaliação é também a área de excelência de internacionalização da Logframe, colaborando, entre outros, com  a Comissão Europeia, CEB – Council of Europe Development Bank, Conselho Europeu, Sanitation and Water for All e financiadores e interventores vários como a Fundação Calouste Gulbenkian, Ramboll (Dinamarca), FEC, IPAV, e outros em avaliações de programas e projetos de intervenção de âmbito internacional seja na área da Cooperação e Educação para o Desenvolvimento, Ambiente, Migrações, ODS, etc.

Os projetos de intervenção social marcam a vida das organizações. Para conceber e gerir projetos é fundamental conhecer os desafios decorrentes do todo o processo, desde a sua criação à sua implementação.

A Logframe tem uma equipa altamente especializada e com experiência comprovada em processos de desenho de programas (colaboradores que coordenaram programas nacionais) e avaliação de candidaturas (PARTIS para a Fundação Calouste Gulbenkian, por exemplo). 

É com base nesta experiência que apoiamos organizações a passarem as suas ideias a projetos desenhados de forma profissional e robusta que sejam proposta de valor ganhadoras junto das entidades financiadoras quer estas sejam Fundações, o Estado ou financiamentos no âmbito dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento do Portugal 2020.

A Qualidade constitui um desafio cada vez mais relevante no crescimento e sustentabilidade das organizações, tendo uma influência crescente na relação com os seus clientes, parceiros e fornecedores, na racionalização dos processos internos, na demonstração de resultados alcançados e na qualificação papel da gestão nessas organizações.

A Logframe tem vindo a acompanhar e a colaborar ativamente com um número significativo de organizações do terceiro sector na implementação de sistemas de gestão da qualidade (SGQ), tendo por base tanto as Normas ISO como os referenciais publicados pelo Instituto de Segurança Social. Contudo, o nosso foco não se limita apenas à obtenção de uma certificação. Ainda que esta seja importante, é para nós fundamental que a definição e implementação de um SGQ constitua um verdadeiro processo de qualificação organizacional e que todas as melhorias introduzidas ou procedimentos criados se sujeitem a critérios de utilidade e valorização dos nossos clientes e contribuam para o aumento do impacto social da sua intervenção.

A gestão de informação e conhecimento é uma atividade fundamental para as organizações, seja no apoio à produção de conhecimento, no apoio à tomada de decisão ou em atividades fulcrais para a sustentabilidade destas.

A Logframe juntou à sua vocação e experiência em consultoria e formação no setor social a melhor tecnologia de Base de Dados Relacional e desenvolve aplicações e produtos à medida das necessidades das organizações nesta área, nomeadamente através da utilização de ferramentas líderes no mercado como o CRM – SALESFORCE.

A Logframe tem um vasto histórico de apoio a  organizações ou projetos no planeamento, execução e avaliação do sucesso de ações na área da comunicação. É fundamental planear a comunicação de forma a atingir os objetivos da organização e utilizar os meios e as ferramentas mais eficazes. E sobretudo, é importante conhecer e ouvir os seus públicos.

A Logframe atua desde Julho de 2018 nesta área da comunicação através de uma marca autónoma a BUZZ – Agência de Comunicação para a Economia Social.

A BUZZ oferece os seguintes serviços:

  • Criação de narrativas visuais (visual storytelling)   Produção Media (fotografia e video), Online storytelling (microsites e experiências interativas), Visualização de dados interativa
  • Planeamento e estratégia – Desenvolvimento de Marca (Branding), Planos de Comunicação, Definição estratégica, Consultoria de curto, médio e longo-prazo
  • Redes Sociais – Gestão de Redes Sociais, Gestão de conteúdos, Mapeamento de redes e audiências
  • Campanhas – Campanhas de comunicação para ONGs, Eventos, Relações Públicas para causas
  • Web e Apps – Criação de websites, Desenvolvimento de aplicações web e para dispositivos móveis
  • Capacitação – Ações de formação de curta, média ou longa duração em todas as áreas da comunicação como: Fotografia / Vídeo / Gestão de Redes Sociais , etc…

A Logframe considera o capital humano o principal património de qualquer organização. Este deverá ser desenvolvido e potenciado em total alinhamento com a estratégia da organização. Processos de seleção de colaboradores e a gestão do seu desempenho são fatores essenciais para o sucesso de qualquer organização, mas também a gestão de equipas e todas as dimensões do relacionamento humano, como os processos de negociação e/ou gestão de conflitos, são fulcrais para o sucesso de qualquer estratégia de desenvolvimento organizacional.

Nesta área a Logframe tem vindo a colaborar ativamente no desenho de soluções de gestão e na formação de Recursos Humanos mais qualificados e dotados das ferramentas necessárias para triunfar no mercado atual.

Compreendendo as necessidades das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento e as características do setor em que desenvolvem a sua atividade, a Logframe criou uma unidade dedicada especificamente à Cooperação e Educação para o Desenvolvimento, com o intuito de desenvolver respostas adaptadas à exigência destas associações.

Tendo uma bolsa de consultores especializada em matérias de Cooperação e Educação para o Desenvolvimento, a Logframe disponibiliza às ONGDs um vasto conjunto de serviços:

  • Planeamento estratégico e operacional;
  • Sistemas de Gestão;
  • Diagnóstico de necessidades;
  • Planeamento de projetos;
  • Elaboração de candidaturas;
  • Avaliação de programas e projetos;
  • Formação e capacitação;
  • Desenvolvimento de Recursos Humanos;
  • Apoio ao fundraising;
  • Análise de benchmark;
  • Elaboração de estudos.

A par da nossa atividade de consultoria e formação, a Logframe conduz ou colabora em Estudos ou Investigações em diversas áreas. A postura investigativa representa para nós, um desafio e uma responsabilidade no contexto de uma realidade social que requer uma leitura permanente, actual e profunda para uma efectiva transformação dessa mesma realidade. A investigação que realizamos permite gerar conhecimento sobre a a realidade social na qual muitos programas e projetos intervêm e por outro fundamenta a intervenção que se deseja realizar. Através de metodologias adequadas e técnicas diversificadas e inovadoras, recolhemos, compilamos e analisamos toda a informação necessária que possa contribuir para um nível micro, na intervenção concreta, mas também a um nível mais macro para o desenho de políticas sociais.

A nossa lógica de investigação centrada na intervenção permite a aplicação de um dos valores-chave da Logframe, o da utilidade.

Alguns exemplos da intervenção da Logframe nesta área são as Cartas Educativas; as Cartas Sociais Municipais; os Diagnósticos Sociais; Estudos de Mercado; Projeções Demográficas; e Estudos sobre processos de intervenção e publicos diversificados.

O Sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos diariamente.